quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Férias!!!

Bom pessoal, as férias já estão aí. Já pensaram em como vão passar o tempo? Alguns viajarão, outros assim como eu vão ter que trabalhar, mas como não teremos aula sobrará um tempinho vago. Neste "tempinho vago", sugiro a vocês lerem um bom livro, eu já tenho vários em mente (tô louca para ler 1822 e a "Menina que Roubava Livros"). Bom se vocês não souberem o que ler vou indicar alguns livros que já li. Lá vai a minha lista:

1808 - Laurentino Gomes - Um dos meus livros preferidos! Para quem gosta de História, assim como eu, é uma ótima sugestão para saber com se deu a chegada de Dom João VI com toda a sua família e comitiva no Brasil, mudando assim o império português para cá. No livro existem muitas curiosidades a respeito deste fato histórico e sobre os personagens desta história, os quais, muito de nós não aprendemos na escola, vale muito a pena ler!

O Livreiro de Cabul  - Asne Seierstad - A autora do livro viveu três meses com uma família afegã, na primavera de 2002, logo após a queda do regime talibã. Essa família é a do livreiro Sultan Khan e lá ela pôde presenciar o cotidiano de pessoas comuns do Afeganistão.Como por exemplo a exploração sexual das jovens viúvas que esperam doações de alimentos das organizações de ajuda internacional, a adúltera sufocada  com um travesseiro pelos três irmãos sobe a ordem da mãe, o exílio no Paquistão da primeira esposa de Sultan Khan, após o casamento do mesmo com uma jovem de 16 anos, e também o dia - a - dia do filho do livreiro obrigado a trabalhar 12 horas por dia sem  poder estudar. Enfim, um execelente livro para quem quer saber sobre a cultura e os povos do Afeganistão.

Contos de Machado de Assis - Pessoal, existem vários livros que contém os contos deste autor, eles predem o leitor até o fim, vale muito a pena conhecer, gosto muito da Missa do Galo.

Frankenstein - Mary Shelley - O romance é uma narração das cartas escritas pelo capitão  Robert Walton para a sua irmã enquanto está no comando de uma expedição para achar uma passagem no Polo Norte. O navio em que capitão Walton está no comando fica preso quando o mar congela. Então, a tripulação do navio avista uma criatura chamada Victor  Frankenstein viajando de trenó puxado por cães. Ao ser resgatado,começa a contar a sua história  para o capitão e ele a reproduz em cartas para a irmã.
Frankenstein, começa então a contar a história de sua infância em Genebra, filho de um aristocrata suíço, fala um pouco de sua adolescência como estudante autoditada. Depois aos 17 anos, os seus pais o enviam para a Universidade de Ingolstad na Alemanha. No entanto, antes de sua partida a sua mãe morre.
Então, o jovem  Frankenstein começa a se dedicar a criar um ser  humano gigantesco, feito com partes de corpos humanos, ao conseguir dar vida a criatura ele assusta-se e foge, deixando para trás o "ser" que ele criou e prejudicando a sua família e a si próprio. Bom se querem saber como termina essa história só lendo o livro!!!

A Cidade do Sol -  Khaled Hosseini - Terminei de ler esse livro hoje (15/12), o autor é o mesmo que escreveu O Caçador de Pipas (outro livro que também recomendo!!!) Conta a história de Mariam e Laila, e tem como cenário os conflitos no Afeganistão. 
Mariam, é filha fora do casamento de Jalil. Ela cresce morando com sua mãe e é afastada do pai,  o qual , a vem visitá-la de vez em quando e a esconde de toda a sociedade. A sua mãe se suicida, quando Mariam tinha 15 anos, pois a menina resolveu fugir de casa para encontrar o pai. Então, rapidamente ela é dada em casamento a Rashid, um homem de 45 anos, sapateiro e viúvo. E a sua vida passa a ser torturada pelo marido, por não conseguir dar filhos a ele.
Anos depois, a jovem Laila perde os pais, devido a uma explosão de uma bomba em sua casa, a garota de 14 anos é encontrada por Rashid em baixo dos escombros e passa a morar na casa dele até que se recupere. Ela é apaixonada por Tariq, um rapaz que perdeu a perna quando criança, ao pisar em uma mina. A garota já estava grávida do namorado quando sofreu o acidente. Tempos depois, ela recebe a falsa notícia, armada por Rashid, de que  o seu namorado morreu nos campos de refugiados no Paquistão, e assim ao receber o pedido de casamento de Rashid, ela aceita, pois não tinha outra opção. A sua vida passa também a ser um inferno. Você quer saber o desenlace desta história? Não deixe de ler!!!
Bom, ficam aí as minhas dicas de leitura, caso queira encontrar estes e tantos outros livros, a preços bem baixos, indico este site: www.estantevirtual.com.br 


                                                                                        Até o próximo post!!!!
                                                                                                              
                                                                                                                                                                                                                                       





0 comentários:

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates